Voltar

05/04/2022

5 dicas para proteger seus dados pessoais em caso de celular roubado

Um dos principais problemas de ter um celular roubado é deixar que o ladrão consiga ter acesso às suas informações pessoais e utilize tudo da forma que preferir.

É fundamental tomar algumas providências antes e depois de um imprevisto como perda, roubo ou furto do seu smartphone. Elas vão servir para proteção das suas informações pessoais, dados e até recuperação do aparelho.

Por isso, reunimos cinco dicas especiais que vão te ajudar na hora do sufoco. Confira aí!

Faça o bloqueio de tela do celular

Talvez esse seja o método mais simples e comum para você se proteger em caso de roubo ou furto do aparelho. Utilize sempre uma configuração de bloqueio da tela inicial do celular.

Uma senha forte contribui muito para reduzir o risco de acesso imediato às informações guardadas no smartphone. É um obstáculo que qualquer ladrão deverá enfrentar logo de cara.

Qual tipo de senha eu posso utilizar?

Utilize sempre códigos de bloqueio dando preferência a uma senha bem forte alfanumérica.

Outro requisito é configurar para que, caso haja dez erros consecutivos desse código de desbloqueio, o celular possa ser formatado. O iPhone permite essa configuração.

No caso do Android, para ajudar a impedir que outras pessoas usem seu celular, adicione sua conta do Google ao dispositivo.

Por fim, opte pela forma de bloqueio automático mais rápido (30 segundos, por exemplo).

Baixe os aplicativos de localização de smartphone

Recursos remotos ainda não são muito utilizados pelo público em geral, mas são vitais na hora de encontrar o seu celular. Mais do que isso, em caso de emergência, você pode apagar e deletar conteúdos que estão do aparelho.

Como instalar por Android e iPhone?

Caso você tenha um iPhone, acesse o iCloud (icloud.com) com o login e senha da Apple e clique em “Buscar iPhone” para checar a localização do celular.

Essa opção também está disponível para Android. No seu computador, entre com a sua conta do Google e pesquise “Find my Phone”. Você saberá a localização aproximada por meio de um mapa.

Importante: Se você desabilitar o GPS do seu aparelho com a finalidade de poupar bateria ou de não ser encontrado por alguém, você não consegue descobrir onde seu smartphone está caso o acabe perdendo.

Não esqueça de fazer o backup dos arquivos

É uma excelente ferramenta para garantir a segurança das suas informações, arquivos em situações de roubo ou perda do aparelho.

Caso você utilize com muita frequência e mude constantemente os dados, tente diminuir ao máximo o intervalo entre os backups.

Utilize a biometria e autenticação de dois fatores

Especialmente em redes sociais como o WhatsApp, Facebook, Twitter e Instagram e nos acessos ao e-mail, bancos e compras.

Muitos brasileiros estão tendo suas contas do WhatsApp hackeadas, por exemplo. Faça a autenticação de dois fatores na plataforma. Basta ir em Configurações, clicar em Conta e no fim Confirmação em duas etapas.

O acesso pode ser controlado por um procedimento que estabelece a identidade do usuário com algum grau de confiança (autenticação) e só concede determinados privilégios (autorização) de acordo com a identidade.

Já o uso da biometria permite que, mesmo que o criminoso consiga acessar e desbloquear seu telefone, não acessará os apps que tenham esse mecanismo.

Coloque um PIN no chip do celular

Uma senha no SIM card faz com que o criminoso não consiga ter acesso aos serviços de sua linha telefônica, mesmo inserindo em outro aparelho.

No Android, entre em Configurações, Segurança, Bloqueio do cartão SIM e Exigir PIN. Já pelo iPhone, abra os Ajustes e acesse a área Celular e depois PIM do SIM.

O que fazer se meu celular for roubado?

As providências iniciais a serem tomadas no caso de roubo ou perda é realizar, imediatamente, um boletim de ocorrência e apagar os dados de forma remota pelos aplicativos que explicamos acima.

Só depois de ter os dados apagados, comunique a operadora de que o aparelho foi roubado, para que sua linha seja bloqueada.

Se você fizer o bloqueio antes de deletar os dados e a linha for cancelada e seu smartphone ficar sem internet, o comando para limpar o dispositivo não vai chegar.

Que tal andar com seu celular, tablet ou dispositivo móvel sempre protegido? Com o Seguro Portáteis você se sente seguro e anda com seus aparelhos sem nenhuma preocupação. Clique aqui e saiba mais!

Cadastrar