Conduzir o veículo em mau estado de conservação, além de gerar multas por ser uma grave infração de trânsito, pode colocar sua segurança em risco.

Conheça agora 8 dicas para precaver acidentes (e o seu bolso).


Confira os faróis
Realize alguns testes com as lanternas dianteiras, alertas e faróis do freio.

Verifique os freios
Você pode verificar o tempo de resposta dos freios durante o uso e, caso apresentem uma distância entre o acionamento e a frenagem, considere levar a uma manutenção especializada.

Fique atento aos níveis de fluídos
Certifique-se se os níveis de água, óleo, fluído de freio, líquido de arrefecimento, embreagem, direção hidráulica e combustível estão aceitáveis.

Cheque a bateria
Examine se a bateria, motor de partida, fusíveis e o alternador estão funcionando perfeitamente.

Confira os pneus
Verifique se os pneus (inclusive o step) estão desgastados, sem sulcos (carecas), com bolhas ou rachaduras e, se houver algo do tipo, troque por um novo.

Avalie o alinhamento e balanceamento
Fique atento ao desempenho do seu carro e aos rangidos e ruídos no veículo. Caso perceba algo estranho, leve até uma loja especializada para uma avaliação técnica.

Mande seu veículo para a revisão em uma loja especializada
A periodicidade da revisão varia entre marca e modelo de veículo, verifique a recomendação da montadora no manual do proprietário.

Dica bônus
Se você já tem seguro, fique atento as condições gerais de sua apólice. Muitas seguradoras oferecem estes serviços preventivos.