Voltar

17/05/2023

Como economizar combustível com o meu carro?

Recentemente o preço dos combustíveis está ficando mais pesado ao seu bolso, não é mesmo?

Segundo a ANP (Agência Nacional de Petróleo), o valor médio da gasolina, por exemplo, subiu 9,6% nos postos de abastecimento nas últimas semanas. Apesar de estar mais em conta, o etanol também subiu de R$ 3,88 para R$ 3,96.

Com a alta dos preços é normal você procurar alternativas para otimizar o combustível gasto no seu dia a dia. Pensando nisso, separamos dez dicas exclusivas de economia de combustível. Confira tudo abaixo!


Verifique a calibragem dos pneus semanalmente

De quanto em quanto tempo você calibra os pneus do carro? O manual dos fabricantes nos mostra que o ideal é a checagem feita a cada 15 dias. Mas também recomendamos que você calibre toda semana!

Quando o pneu está com 5 libras a menos do que o indicado pelo fabricante, o seu carro chega a gastar 10% mais combustível do que com os pneus cheios.

Mas você sabe qual a pressão correta para os pneus do carro? A indicação ideal costuma estar na parte interna da tampa de combustível ou no batente da porta do motorista.

Mantenha o alinhamento e balanceamento em dia

Seu carro tem dificuldades em se manter na linha reta? Se sim, é fundamental o alinhamento e balanceamento. Outro ponto importante é checar se o veículo está fazendo barulhos fora do comum.

Caso o seu automóvel esteja em plenas condições, o recomendado é que a revisão seja feita a cada 10 mil km rodados. Isso faz com que os pneus sofram menor desgaste nas ruas, aumentando sua vida útil e otimizando o combustível.

Evite troca de marchas na hora errada

Forçar muito na aceleração não é uma boa opção se você quer diminuir o consumo de álcool e gasolina. Procure trocar as marchas sempre na rotação correta, mantendo o giro do motor compatível à marcha escolhida.

Se você “esticar” muito a marcha ou fazer a troca muito rápido, o motor acaba forçando de forma desnecessária, aumentando o desperdício. Além disso, evite forçar as marchas antes das trocas. O importante é você dirigir tranquilamente.

Não use a famosa “banguela”

Você costuma dirigir com o ponto morto? Se a resposta for positiva, é melhor parar com esse hábito. A banguela pode aumentar o consumo de combustível, pois o motor entende que o veículo está em marcha lenta e potencializa o gasto.

Para deixar o seu carro ainda mais econômico, é preciso que você desacelere e deixe o motor reduzir com a marcha engatada.

Controle o uso do ar-condicionado do carro

Talvez você não saiba, mas este equipamento está diretamente conectado ao motor do carro, gastando álcool e gasolina, por exemplo.

Em situações urbanas, por exemplo, seu carro pode gastar até 10% a mais de combustível. Valor considerável, não acha? Por isso, a dica aqui é que você use o ar apenas quando realmente for necessário.

Faça a limpeza do filtro de ar

Você conhece a importância do filtro de ar? Ele filtra as impurezas do ambiente externo antes de ser usado na mistura com o combustível.

Um filtro sujo, com prazo de validade vencido, impacta no fornecimento adequado de ar para mistura com a gasolina, diesel ou etanol, gerando perda de desempenho no motor.

Evite dirigir de janelas abertas nas estradas

Aposto que você não sabia dessa! Janelas abertas influenciam na questão aerodinâmica do veículo. O ar que entra no veículo acaba o segurando um pouco. Então, no final do dia, você vai aumentar o consumo de combustível.

Não acelere com o carro desengatado

Aquecer o motor antes de sair já não é tão necessário nos dias de hoje. Os propulsores contam com injeção eletrônica dando conta de fazer o carro andar mesmo no frio. Caso o seu modelo seja flex, lembre-se de abastecer o tanquinho de partida a frio.

Lembre-se de manter a capacidade correta do seu carro

Aqui vem uma das dicas mais importantes: respeite a capacidade máxima do seu carro. Cargas acima de 10kg já contribuem para o aumento de consumo. O peso acima do suportado faz com que o veículo consuma mais álcool e gasolina.

Preste atenção na revisão do carro

Não se esqueça de checar o funcionamento das velas e filtro de ar do seu carro. Elas contribuem para o bom funcionamento do veículo. Se você ignorar as trocas das peças, o motor precisa trabalhar mais, consumindo mais combustível.

Ah, e a última dica fica por conta da troca de óleo. Sempre realize a troca do óleo e do filtro, a cada 10.000 km.

Quer saber mais dicas e curiosidades ao seu dia a dia?
Clique aqui e fique por dentro do nosso blog!

Cadastrar