Voltar

23/06/2023

Golpes de WhatsApp: como você pode se proteger?

Golpes em WhatsApp estão cada vez mais comuns, não é verdade? De acordo com relatório da consultoria Kaspersky, o brasileiro foi simplesmente o alvo mais visado no mundo em golpes com links falsos pela plataforma de mensagens.

Por conter muitas informações valiosas sobre as nossas vidas, o aplicativo é muito visado e acaba atraindo os criminosos. Pensando nisso, preparamos uma lista com 5 dicas exclusivas para você proteger o seu famoso “zap”. Vem com a gente!


Antes de tudo, faça a verificação em duas etapas

Este primeiro passo é vital para a segurança! Mas, afinal, o que é isso? Esse recurso obriga o usuário a criar uma senha de seis dígitos que será usada quando o número for cadastrado em outro celular. Assim, mesmo que o golpista consiga instalar, ele não vai acessar o seu número sem o código.

Mas como ativar esta autenticação? Basta você ir em “Configurações”, procurar a opção “Conta” e ativar a verificação em duas etapas.

Você terá que escolher um PIN de seis dígitos, que será solicitado sempre que você quiser registrar seu número em um novo dispositivo, além do código de verificação de SMS.

Depois de inserir seu PIN, o WhatsApp solicitará um e-mail caso você esqueça os seis dígitos e precise restaurá-los.

Jamais compartilhe os códigos SMS de Whatapp com ninguém!

Se você receber alguma mensagem pedindo para fornecer código escrito ou digitalizar um QR Code, é uma grande chance de ser fraude. Na hora de instalar o WhatsApp em um novo celular, o aplicativo vai enviar uma mensagem de texto (SMS) com um código único.

É deste código que os golpistas precisam para acessar os seus dados na plataforma. Ou seja: nada de compartilhar!

Fique atento ao utilizar o WhatsApp Web

Caso você acesse o seu WhatsApp por um computador que não seja o seu, tome muito cuidado. Lembre-se de desconectar a sua conta quando desligar o aparelho. Ah, e mantenha o antivírus em dia. Assim, se alguém mandar um arquivo infectado pelo chat, ele é bloqueado.

Tome cuidado com as correntes do “zap”

Infelizmente, o WhatsApp não consegue rastrear ou bloquear correntes. Elas são umas das formas mais comuns e eficientes para compartilhamento de golpes no aplicativo. Portanto, se você receber alguma corrente, analise o conteúdo da mensagem. Não toque, compartilhe ou encaminhe sem antes fazer uma análise da situação.

Sempre deixe o WhatsApp atualizado

Se aparecer alguma atualização nova da plataforma, faça! Quando os desenvolvedores atualizam o aplicativo, eles melhoram a segurança e bloqueiam possíveis erros identificados na versão anterior.

Quais são os golpes no WhatsApp mais comuns?

Golpe do PIX

Se aparecer alguma atualização nova da plataforma, faça! Quando os desenvolvedores atualizam o O golpista entra em contato com a vítima se passando por uma empresa e pede que o usuário digite um código que o criminoso envia para confirmar, atualizar ou autenticar algum cadastro.

Golpe do SMS

Para aplicar esse golpe, normalmente os criminosos conseguem hackear o seu número de WhatsApp pedindo o código de segurança enviado por SMS.

Na sequência, os golpistas criam uma conta com seu número de telefone e adicionam seu nome, foto de perfil e status. Assim, eles entram em contato com seus amigos e familiares para avisar que trocou de número e, logo em seguida, pedir dinheiro.

Golpe da corrente falsa

Como dissemos acima neste blog, tome muito cuidado com correntes de mensagens pelo WhatsApp. Uma notícia chamativa costuma esconder um possível vírus que se instala no celular e rouba dados importantes.

Que tal andar com seu celular, tablet ou dispositivo móvel sempre protegido? Com o Seguro Portáteis você se sente seguro e anda com seus aparelhos sem nenhuma preocupação. Clique aqui e saiba mais!

Cadastrar