Voltar

15/02/2022

Por que o IPVA do seu carro ficou mais caro neste ano?

“Meu carro ficou mais velho e o IPVA mais caro”, “Por que meu IPVA aumentou tanto nesse ano?” essas duas reclamações são algumas das milhares que apareceram na internet nas últimas semanas.

A verdade é que o valor do IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores) teve um reajuste médio de 22% neste ano. Mas, afinal, o que é mesmo o IPVA e quais são os principais motivos para o aumento?

A gente te explica tudo!

O que é o IPVA?

O IPVA é um imposto estadual cobrado anualmente sobre a propriedade de veículos, como carros, caminhões, motos e até aeronaves. Seu objetivo principal é a arrecadação para ser utilizado na manutenção e recuperação de estradas e rodovias.

Ele pode ser pago à vista ou em parcelas, cada estado define o valor da alíquota, as datas e as opções para o pagamento.

Como o IPVA é calculado?

O imposto é calculado com base em dois fatores: a taxa alíquota que é praticada no estado + o preço do veículo no ano anterior. O valor que o seu veículo possuía na Tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) no mês de setembro do ano anterior será utilizado.

Com as duas informações em mãos, basta multiplicar o valor do veículo pelo percentual da alíquota e, pronto, você tem o resultado.

Por exemplo: imagine que um carro que custe R$ 50 mil esteja registrado no estado de São Paulo, onde a alíquota é de 4%. Nesse caso, o IPVA 2022 do veículo será de R$ 2.000.

Preço dos carros novos e usados aumentaram em 2021

O principal motivo para que o seu IPVA tenha aumentado foi o enorme crescimento do valor dos carros novos e dos veículos usados.

Seguindo a tabela Fipe, entre fevereiro de 2020, antes da pandemia, até julho do ano passado, a valorização dos modelos 0 km foi de 20%. Os preços dos usados chegou ao incrível patamar de 24%.

O aumento foi tanto que em alguns modelos de carro, o consumidor consegue receber ainda mais do que pagou quando era novo. Maluco, não acha?

E por que os preços dos carros subiram tanto?

Esse fenômeno jamais visto no mercado automotivo se deve muito à pandemia. O aumento do dólar e da inflação são alguns dos responsáveis. Porém, as medidas de isolamento social adotadas em todo o planeta acabou paralisando a linha de produção dos veículos, além dos seus insumos, como os chips semicondutores.

Queda das ofertas das concessionárias

O custo de produção aumentou consideravelmente, já que os materiais se tornaram escassos e a oferta dos carros novos diminuiu, deixando os automóveis 0 km com preços ainda mais salgados para você, consumidor.

Essa equação nada positiva esvaziou os estoques das concessionárias e aumentou consideravelmente a procura por modelos usados.

Aí você já sabe, né? Com o avanço da procura, os valores também sobem. Segundo a Fipe, os preços dos usados cresceram 22,5% durante 2021. É a lei da oferta e da procura.

O que acontece se eu não pagar o IPVA?

Caso você não pague o IPVA dentro do calendário estabelecido, o imposto sofre multa de 0,33% do valor por dia de atraso até chegar ao limite de 20%, o que acontece em 60 dias.

O IPVA vencido também acumula juros mensais baseados na Selic, aquela taxa básica de juros do país, e entra na dívida ativa, sujando o seu nome.

Para amenizar o efeito da alta no bolso das pessoas, alguns estados estão dando descontos e aumentando o parcelamento para o pagamento do tributo. Em São Paulo, por exemplo, o parcelamento pode ser feito em até 5 vezes.

Aproveite 2022 para ter um seguro que proteja você e o seu veículo!

Clique aqui e conheça o Seguro Auto.

Cadastrar