Na hora de comprar o seu carro, uma das grandes preocupações é evitar os imprevistos do dia a dia nas ruas, como roubos e furtos. Além de tomar algumas medidas preventivas, o Seguro Auto chega para te proteger e ajudar nas situações mais difíceis.
Porém, no momento de ler o contrato, talvez você fique em dúvida com algumas expressões e, definitivamente, o prêmio do seguro é uma delas. O que é? Como ele é calculado e qual a diferença entre prêmio e indenização? A gente te explica tudo!
O prêmio do seguro, na verdade, é o valor que você paga à seguradora para ter direito às coberturas e assistências que foram escolhidas no momento da contratação. Em outras palavras, é o preço para ter um Seguro Auto. É possível pagar o prêmio à vista ou parcelado.
Normalmente, a cobertura se inicia após vistoria na maioria das seguradoras. Atualmente o pagamento não é uma condicionante para iniciar. Porém, o seguro deixa de valer, caso as parcelas, principalmente a primeira, não sejam pagas.
Dentro do prêmio seguro existe a opção adicional, que é um valor extra pago pelo segurado para contar com coberturas adicionais, como cobertura para acessórios e equipamentos do carro, ou para estender os prazos que estão em vigência.
O valor do prêmio do seguro é calculado de acordo com as informações compartilhadas pelo proprietário do carro. Não existe um preço fixo, pois isso vai depender de alguns fatores que compartilhamos abaixo.
Neste caso, é avaliado alguns itens como o ano de fabricação do veículo, marca e modelo, se é esportivo ou sedan, por exemplo.
Aqui é analisado se o automóvel possui grandes índices de roubo (se há muitos roubos do seu veículo na sua cidade ou estado). Outros fatores analisados são o ano de fabricação, credibilidade da montadora, entre outros.
Casos em que o carro fica estacionado na rua, o seguro pode sair mais caro, por exemplo. Ao ficar na garagem, o valor pode ficar mais em conta.
Além disso, informações sobre o motorista, como idade, gênero, estado civil, hábitos e frequência de uso e locais por onde circula, entre outras, também podem influenciar na hora do cálculo.
Muitos costumam confundir as expressões, mas são bem diferentes. O prêmio é o que o cliente paga para ter acesso ao Seguro Auto, a indenização é o que o cliente recebe quando há ocorrência de sinistro e ele tem uma cobertura contratada para o acontecimento.
Em palavras fáceis: a indenização é o que a seguradora paga ao cliente quando ocorre algum dos eventos previstos na apólice.
As formas de pagamento podem variar pelo cartão de crédito, débito em conta, boleto bancário... Como já dissemos acima, o segurado poderá realizar a transação à vista ou parcelado. Caso o cliente atrase as parcelas, é possível que aconteça a suspensão do contrato de seguro do carro ou até mesmo o cancelamento.
Que tal um serviço que proteja você e o seu carro de imprevistos?
Clique aqui e conheça o Seguro Auto.
Faça o login para consultar as informações sobre os seus seguros ou assistências contratados de forma online.
Faça o login para consultar as informações sobre os seus seguros ou assistências contratados de forma online.