Voltar

08/12/2022

Seguro Fiança: O que precisa para contratar?

Cada vez mais o Seguro Fiança vai se tornando uma alternativa para o contrato de locação. De acordo com levantamento da Fenseg (Federação Nacional de Seguros Gerais), o serviço cresceu mais de 76% nos últimos anos.

Mas, afinal, o que é o Seguro Fiança? Quais são seus benefícios e a documentação necessária para a sua contratação? Confira tudo aqui!

Você sabe o que é o Seguro Fiança Locatícia?

O Seguro Fiança Locatícia é uma ótima solução para inquilinos e proprietários. Nada mais é do que uma modalidade que garante o pagamento do aluguel, sem risco de inadimplência. Deve ser contratado diretamente pelo inquilino e tem o proprietário do imóvel como segurado. Vale ressaltar que tudo é feito sem a presença de um fiador. Esta pessoa, normalmente, é alguém muito próximo do inquilino (um familiar ou amigo), que fica responsável pelas despesas do imóvel, caso haja inadimplência.

Qual é o tempo de duração?

O prazo depende dos termos acordados entre proprietário e imobiliária. A vigência da apólice poderá ser de 12 meses, 15 meses ou 30 meses, desde que não ultrapasse os 5 anos. O mais comum é a emissão de 12 meses com renovação obrigatória.

Quais são as vantagens para o inquilino e para o proprietário?

Pelo lado do proprietário do imóvel, o Seguro Fiança cobre a possível inadimplência de aluguel do inquilino. Ele garante a preservação da residência em caso de danos feitos por quem está alugando o local. Também existe a opção de contratação para pintura interna e externa.

Até mais do que isso. O serviço ainda dá a opção de pagamentos de diversas outras contas:

IPTU
Condomínio
Água
Luz
Gás canalizado
Multa por rescisão
Cobertura para ar-condicionado (Para shopping-centers)
Fundo de promoção (Para shopping-centers)

Caso você seja o inquilino, o Seguro Fiança Locatícia garante o parcelamento do valor do aluguel em até 10 vezes, sem pagamento de caução. O inquilino também tem direito a assistência emergencial 24h para consertos e instalações sempre que precisar.

Tá achando que acabou? Você, inquilino, tem descontos em transportadoras conveniadas para fazer sua mudança.

Quanto custa o Seguro Fiança Locatícia?

Você deve estar se perguntando se há algum valor fixo, mas não existe. É necessário que o proprietário faça uma cotação e o preço vai depender da variedade de coberturas solicitadas. Como mencionamos acima, o pagamento pode ser feito em até 10 parcelas.

Qual é a documentação necessária para o Seguro Fiança Locatícia?

Inquilino (Locatário) – Pessoa Física

• Cópia do CPF e RG
• Comprovante de renda
• Comprovante de residência
• Última declaração do imposto de renda

Inquilino (Locatário) – Pessoa Jurídica

• Cópia do RG e CPF do representante da empresa
• Cartão CNPJ
• Comprovante de endereço da empresa
• Balanço dos últimos três anos
• Balancete do ano vigente
• Compartilhar minuta, contrato de locação e contrato social

Quer saber mais sobre o Seguro Fiança Locatícia?
Então clique aqui e faça sua cotação!

Cadastrar