Voltar

05/01/2023

Uma das principais dúvidas sobre o Seguro Auto é a diferença de valor do serviço para cada motorista, não é mesmo? Mas, antes de tudo, é preciso que você saiba que não há um preço fixo deste tipo de seguro.

Existem algumas informações que são levadas em conta no momento de uma cotação. Você sabe quais são estes fatores? Continue com a gente!

Fatores que determinam o preço do Seguro Automóvel

Idade do motorista pode influenciar na cotação

De um modo geral, veículos que são guiados por motoristas entre 18 e 25 anos tendem a ter um valor de cotação maior aos de pessoas com idade superior a 25 anos. Isso porque os jovens são considerados menos experientes no trânsito e têm maior probabilidade de se envolverem em acidentes nas ruas.

De acordo com levantamento do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), os jovens se envolvem 81% a mais em acidentes com vítimas em relação aos motoristas mais experientes.

Além disso, caso o proprietário do veículo tenha um filho na faixa etária citada acima, e ele for listado como um condutor do carro, o valor do Seguro Auto pode ser atualizado.

Modelo do carro a ser segurado

Neste caso, são avaliados alguns itens como o ano de fabricação, marca e modelo, se é esportivo ou sedan, por exemplo. Se o veículo for mais barato (entre R$ 20 mil e R$ 50 mil, por exemplo), o valor do Seguro Auto tende a ser mais em conta.

Quanto maior o valor do automóvel, é provável que o valor cobrado pela seguradora aumente.

O mesmo raciocínio é válido para modelos com custo de reparo muito alto, o que acontece principalmente com veículos que demandam peças de substituição importadas.

Índice de roubo do veículo

Existem veículos que a taxa de roubo é superior em relação aos demais, correto? Com isso, aumenta a probabilidade do valor do Seguro Auto ser superior.

Estes dados, normalmente, são analisados de acordo com informações divulgadas de cada cidade ou estado, pois pode haver diferenças. Porém, é necessário destacar que a cada 1 minuto, 1 veículo é roubado no Brasil, segundo estudo realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Onde o automóvel fica guardado

Outro ponto que pode influenciar no momento da cotação é o local onde o carro é guardado. Veículos que costumam ficar nas ruas têm maior probabilidade de serem roubados ou furtados pelos criminosos.

Se o motorista tiver uma garagem própria para o seu automóvel, o Seguro Auto pode se tornar mais barato e acessível.

Utilização do carro durante o dia a dia

Outro fator é a regularidade com que o carro é utilizado. Motoristas que costumam movimentar o veículo esporadicamente podem acabar pagando mais barato pelo seguro do que condutores que utilizam o carro para irem ao trabalho, por exemplo.

Que tal um serviço que proteja você e o seu carro de imprevistos do dia a dia?

Clique aqui e conheça o Seguro Auto.

Cadastrar